sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

3ª Consulta

Esta semana lá fomos nós a mais uma consulta de Apoio à Fertilidade no hospital.
 
Depois do sucedido na última consulta confesso que ia um bocadinho de pé atrás: "Mas será que é desta que andamos para a frente ou haverá mais algum percalço a atrasar tudo mais uns meses?"
 
Eu sei que para quem vê "de fora" parece um exagero, afinal o que são um ou dois meses para quem já esperou tanto tempo, não é? Não! Não é! Parece que ninguém percebe que cada mês é uma agonia e que a ansiedade vai aumentando como uma bola de neve...
 
Mas adiante...
 
Mais uma vez a consulta foi muito pontual. Quando entramos no consultório a Dr.ª estava com um sorriso de orelha a orelha bom sinal e cumprimentou-nos efusivamente ela que até é assim mais para o reservado.
 
"Já tenho as vossas análises e exames finalmente! e tenho boas notícias: está tudo normal! Podemos avançar para os tratamentos."
 
 
 
 
E então resumindo: uma vez que todos os nossos exames e análises estão normais (tanto minhas como dele) a Dr.ª parte do princípio que apenas será preciso dar "um empurrãozinho pequeno" pois poderá ser um problema de incompatibilidade ou muco hostil, que será resolvido ao colocar os espermatozóides mais próximos do "alvo". Ou seja IAC, como eles chamam - Inseminação Artificial Conjugal, também conhecida por IIU.
 
Reações? Huummmm... Não sabia bem o que pensar. Se por um lado fiquei contente por iniciar um tratamento, por outro saltaram-me logo à cabeça aquelas estatísticas fantásticas da IIU (cerca de 10 a 20% de sucesso). Não será tempo perdido? E aquela história de só podermos fazer um tratamento por ano com limite de três? Não estaremos a desperdiçar tentativas?
 
A médica tranquilizou-me quanto a isso. A IIU não conta para esse limite anual nem para o de três ttt por casal. Só são consideradas para esse efeito a FIV e a FIV-ICSI. E mais, para a IIU não há lista de espera, podemos começar já a tentar e se não resultar basta um mês de descanso para voltar a tentar, até três IIU's antes de partir para a FIV.
 
Ou seja, em janeiro iniciamos o primeiro protocolo para a IIU, se não resultar fazemos o seguinte em março/abril e se ainda assim nada fazemos o terceiro em junho/julho. Na pior das hipóteses poderemos fazer a FIV no segundo semestre de 2013 (coisa que eu espero fervorosamente que já não seja preciso, claro!)
 
Agora voltamos lá durante o ciclo de janeiro para recebermos todas as informações sobre a IAC e receber o protocolo da medicação.
 
E deste modo iniciamos mais uma etapa nesta nossa caminhada que esperamos que esteja próxima do fim.. (please, please, please!)
 
Tenho cá um feeling que 2013 vai ser o nosso ano!
 
 
 

4 comentários:

Cris @ MabelBaby disse...

Também não sabia que a IIU não contava para os limites dos tratamentos no publico, nem que não fazia parte das listas de espera. Fiquei mesmo contente (pelas duas!) porque essa também é uma possibilidade que quero tentar se a operação não tiver efeitos. E já para Janeiro, que bom!!! Vai passar num instante, vais ver. Fico a torcer para terem sorte logo à primeira!:)
Bjs

Nosso Sonho disse...

Querida,
estou muito feliz por saber que já tens um plano traçado!!
Desconhecia que a IUU não era considerado tratamento como um processo FIV ou ICSI no público!! Boa são mm boas noticias :-)

Fico feliz por estarmos as 2 em Janeiro na nossa luta!! Que 2013 seja o nosso ano :-))

Agora aproveita o Natal e o fim de ano pq o Janeiro está já aí ;)

beijinhos

karrapetas disse...

é tão bom quando vemos o plano traçado e as coisas a avançarem=)
Boa sorte para todas as que em 2013 aguardam as boas notícias.
Beijinhos

Mar disse...

Olá linda,

Pela Cris descobri-te somos tantas, e eu nem imaginava.
Beijinhos desejo que sejas muito Feliz e que corra tudo muito bem :)